Aerovias: Estradas Invisíveis no Céu
Táxi Aéreo Hércules
As novidades no Mercado de Transporte Aéreo não param de surgir. Em Abril de 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – lançou um aplicativo intitulado “Voe Seguro” que está sendo bastante elogiado pelos seus usuários. Disponível tanto para o sistema Android, como para o iOS, essa ferramenta é capaz de trazer informações a respeito de aeronaves e empresas autorizadas a realizar o serviço de Táxi-Aéreo.
Com essa iniciativa da ANAC, os passageiros que utilizam os serviços da Hércules Taxi Aéreo podem e devem sentir-se mais seguros. Para realizar a consulta é simples: basta baixar o aplicativo digitar a matrícula da aeronave ou o CNPJ da empresa. Em seguida, é possível constatar que nossas aeronaves estão aptas a realizar serviços como táxi aéreo, UTI aérea, entre outros tipos de transporte aéreo. É importante ressaltar que a consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo, como pelo site da ANAC.
Com isso, torna-se cada vez mais difícil que as pessoas contratem serviços de transporte aéreo clandestino. Pois, esse tipo de serviço desregulamentado, além de por em risco a vida de seus usuários, é uma forma bastante utilizada na prática de crimes como tráfico de órgãos ou até mesmo de indivíduos. A Hércules Táxi Aéreo recomenda aos seus clientes que, antes de contratar qualquer empresa de transporte aéreo, realize a consulta prévia para verificar se aquela aeronave está preparada a realizar o serviço e se as empresas prestadoras encontram-se em situação regular.
Para que um avião ou helicóptero esteja apto a realizar táxi aéreo é necessário haver um processo de certificação através da ANAC, no qual é verificado se a aeronave possui o nível de segurança e conforto necessário para o transporte de passageiros. Como parte do processo, uma vistoria é feita com o objetivo de verificar o cumprimento de uma série de medidas técnicas e de manutenção que atestam o maior nível de segurança do equipamento.
Uma vez aprovada pela ANAC, a empresa é obrigada a contratar um seguro ao prestar o serviço de táxi aéreo para casos de indenização. Além disso, é importante ressaltar que outras empresas, tais como agências de viagens ou operadoras de turismo, podem realizar o transporte aéreo desde que terceirizem o serviço para uma empresa autorizada pela ANAC, deixando claro para o cliente, desde o momento da contratação, todas as informações a respeito da prestadora do serviço e da aeronave que irá realizar o transporte.
A notícia foi bem recebida também pelos trabalhadores do setor aéreo, visto que a medida já vem mostrando os resultados positivos. Até maio de 2019, apenas um mês após o lançamento do “Voe Seguro”, a ANAC já havia interditado 49 aeronaves (no mesmo período, no ano anterior, tinham sido apenas 23) e suspendido a licença de 7 pilotos por realizarem o transporte clandestino. Reduzindo assim o que é conhecido como “taca” no jargão do setor, gíria para táxi áereo clandestino. Com isso, as empresas que seguem as normas da ANAC, bem como os pilotos e equipe aérea se beneficiam do aplicativo tanto quanto os passageiros desses voos.
Dessa forma, a ANAC, através do lançamento do aplicativo “Voe Seguro” tem permitido que os usuários realizem a contratação do serviço de táxi aéreo de uma forma mais segura e tem contribuído para a prestação desse serviço de uma forma mais confiável, além de favorecer o combate à prática de transporte aéreo clandestino.